sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Frango Apicius

O passado sempre exerceu em mim uma atracção irresístivel. Não me refiro àquele passado imediato que vai compondo o nosso cada dia que passa, mas a um muito mais antigo a que chamamos de histórico. Essa atracção levou-me, não apenas a fazer um curso de História, mas a apreciar todo o tipo de legados dos nossos ancestrais (do calhau mal talhado ao pensamento filosófico mais elaborado) e a culinária não é, nem pode ser excepção.
Numa das minhas idas a Conímbriga, resolvi almoçar no restaurante do museu. Escolhi o "Frango Apicius", confeccionado supostamente com base numa receita retirada do De re conquinari libri decen, um tratado de culinária, com mais de 400 receitas, atribuído a Marcus Gavius Apicius (gastrónomo romano do séc. I d.C.). Como me soube bem e me pareceu original vou aqui transcrever a receita, que o restaurante fornece em papel de cobertura do tabuleiro:
Frango Apicius
Num almofariz esmague seis grãos de pimenta vermelha,
uma colher de café de cominhos, outra de erva doce,
umas folhas de hortelã, uma pitada de tomilho
e outra de alecrim.
Num tacho misture um decilitro de vinho branco,
um decilitro de caldo de aves,
três colheres de vinagre.
Leve a ferver e acrescente um punhado de cenoura ralada,
três colheres de mel
e quatro tâmaras descaroçadas e picadas.
Aloure o frango e depois leve-o a estufar naquele molho
num tacho bem tapado, se possível ao forno.
O que veio para a mesa tinha um acrescento que apreciei (couve lombarda estufada no molho, juntamente com o frango) e um acompanhamento que, acho, caiu mal tanto ao paladar como à pretensa historicidade do prato - as batatas fritas. Faltou ainda o vinho, servido como os romanos apreciavam, ou seja, condimentado com ervas e plantas, com flores e frutas e, já agora, apresentado em ânforas. Bom, se o prato vale a pena ou não compete ao Chalabi Red avaliar, até porque foi na sequência das minhas visitas ao seu blogue suculento que me lembrei deste episódio.

1 Comments:

At quarta-feira, 01 março, 2006, Blogger jp diniz said...

A receita parece interessante , com a sua mistura de especiarias e mel como era normal e que muitas vezes servia para disfarçar " outros sabores " , resultantes da fraca qualidade da conservação . Depois estes truques tornavam-se um traço caracteristico da cozinha regional. Que usariam os romanos como acompanhamento ? Vou tentar descobrir

 

Enviar um comentário

<< Home