segunda-feira, março 13, 2006

Deusas e deuses

Seres fantásticos, imortais, entes supremos sem princípio nem fim que criam e destróiem segundo uma lógica que nos escapa. Deusas e deuses são a resposta às nossas limitações humanas, justificação dos nossos conceitos éticos, reflexo das nossas fraquezas e exemplos de uma perfeição desejada.
Ser Humano não é fácil, nunca foi. Como explicar o que somos e como somos? Como aceitar a nossa finitude e aparente solidão num ou mais universos cósmicos de uma imensidão inimaginável?
Deusas e deuses têm sido a resposta.
No passado eram a Natureza pura e simples. Cada vez mais complexos nos seus múltiplos atributos tornaram-se os criadores da ordem social e das leis inventadas pelos Homens. Todos eles, sem excepção, prometiam e prometem a recompensa e o castigo e, nos casos mais radicais, exortam à "guerra santa".
Houve quem os tivesse visto, de relance ou de rompante. Houve mares divididos e aparições determinantes. Por eles - deusas e deuses - a Humanidade torturou, matou, gastou rios de dinheiro na construção de santuários gigantescos a despeito da miséria dos seus semelhantes.
Afinal foram eles a criar o Homem ou o inverso?

1 Comments:

At segunda-feira, 13 março, 2006, Blogger Teresa Durães said...

Se não existissem Homens, não havia finalidade para os Deuses :)

O contrário, lembro-me sempre de uma frase do filme "O contacto" (não li o livro):

- Está a dizer-me que 98% da população mundial anda enganada?

Não quero com isto dizer que os Deuses existam. Mas, quando era criança, o meu ursinho era o meu mundo.

 

Enviar um comentário

<< Home