quinta-feira, abril 27, 2006

Estratégias de manipulação

Andava eu a pesquisar artigos sobre marketing, quando dei de caras com um sobre estratégias de manipulação da opinião pública e da sociedade. O referido artigo, que transcreverei já de seguida, aplica-se na perfeição à realidade portuguesa:

"1- A estratégia da diversão
Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e da mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio contínuo de distracções e informações insignificantes. A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais" (extraído de "Armas silenciosas para guerras tranquilas" ) .
2- Criar problemas, depois oferecer soluções
Este método também é denominado "problema-reacção-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reacção do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.
3- A estratégia do esbatimento
Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos. Foi deste modo que condições sócio-económicas radicalmente novas foram impostas durante os anos 1980 e 1990. Desemprego maciço, precariedade, flexibilidade, deslocalizações, salários que já não asseguram um rendimento decente, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se houvessem sido aplicadas brutalmente.
4- A estratégia do diferimento
Outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular é apresentá-la como "dolorosa mas necessária", obtendo o acordo do público no presente para uma aplicação no futuro. É sempre mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro porque a dor não será sofrida de repente. A seguir, porque o público tem sempre a tendência de esperar ingenuamente que "tudo irá melhor amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Finalmente, porque isto dá tempo ao público para se habituar à ideia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegar o momento. Exemplo recente: a passagem ao Euro e a perda da soberania monetária e económica foram aceites pelos países europeus em 1994-95 para uma aplicação em 2001. Outro exemplo: os acordos multilaterais do FTAA (Free Trade Agreement of the Americas) que os EUA impuseram em 2001 aos países do continente americano ainda reticentes, concedendo uma aplicação diferida para 2005.
5- Dirigir-se ao público como se fossem crianças pequenas
A maior parte das publicidades destinadas ao grande público utilizam um discurso, argumentos, personagens e um tom particularmente infantilizadores, muitas vezes próximos do debilitante, como se o espectador fosse uma criança pequena ou um débil mental. Exemplo típico: a campanha da TV francesa pela passagem ao Euro ("os dias euro"). Quanto mais se procura enganar o espectador, mais se adopta um tom infantilizante. Por que? "Se se dirige a uma pessoa como ela tivesse 12 anos de idade, então, devido à sugestibilidade, ela terá, com uma certa probabilidade, uma resposta ou uma reacção tão destituída de sentido crítico como aquela de uma pessoa de 12 anos"(cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" ) .
6- Apelar antes ao emocional do que à reflexão
Apelar ao emocional é uma técnica clássica para curtocircuitar a análise racional e, portanto, o sentido crítico dos indivíduos. Além disso, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para ali implantar ideias, desejos, medos, pulsões ou comportamentos...
7- Manter o público na ignorância e no disparate
Actuar de modo a que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e a sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes inferiores deve ser da espécie mais pobre, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores seja e permaneça incompreensível pelas classes inferiores" (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" ).
8- Encorajar o público a comprazer-se na mediocridade
Encorajar o público a considerar "fixe" o facto de ser idiota, vulgar e inculto...
9- Substituir a revolta pela culpabilidade
Fazer crer ao indivíduo que ele é o único responsável pela sua infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços. Assim, ao invés de se revoltar contra o sistema económico, o indivíduo se auto-desvaloriza e auto-culpabiliza, o que engendra um estado depressivo que tem como um dos efeitos a inibição da acção. E sem acção, não há revolução!...
10- Conhecer os indivíduos melhor do que eles se conhecem a si próprios
No decurso dos últimos 50 anos, os progressos fulgurantes da ciência cavaram um fosso crescente entre os conhecimentos do público e aqueles possuídos e utilizados pelas elites dirigentes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" chegou a um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema chegou a conhecer melhor o indivíduo médio do que este se conhece a si próprio. Isto significa que na maioria dos casos o sistema detém um maior controle e um maior poder sobre os indivíduos do que os próprios indivíduos. "

6 Comments:

At quinta-feira, 27 abril, 2006, Blogger Teresa Durães said...

Gostei do que li. Várias vezes tinha observado alguma destas questões. Foi fácil para mim porque: tive umas luzes na faculdade sobre a dita "gestão de recursos humanos" que, traduzindo, significa, como despedir um empregado;

- não leio jornais nem vejo televisão. Assim, como não sou massacrada vou percebendo melhor (com distância, só por isso).

O meu marido trata de relatar (para que não seja a anormal de sempre e a última de sempre a saber tudo); ouço uma coisa aqui e ali.

Foi o exemplo deste governo que atacou classe a classe da função pública para poder depois alterar.

No fim disse que não despedia ninguém. A frio, não deixa de ser curioso (sou funcionária pública, informática).

Parece uma dança.

Gostei do que li.

 
At sexta-feira, 28 abril, 2006, Blogger Maeve said...

E vem aí mais uma. Desta vez sobre reformas e esperança de vida.
Quanto ao não ler jornais, nem ver televisão, parece-me que não está a perder grande coisa. Afinal, que nos seja reservado o direito de escolher a informação que pretendemos, quando queremos e onde queremos - isso não é anormalidade, é inteligência.:)

 
At sábado, 29 abril, 2006, Blogger Teresa Durães said...

http://insustentaveleveza.blogspot.com/



Está lá a referência ao seu artigo - Estratégias de manipulação

Fiz referência, espero que não me leve a mal, mas como gostei, divulguei.



Quantos mais tiverem consciência (mesmo que dela não façam nada) melhor.



Como dizia um professor meu há quinhentos anos atrás – se destes alunos todos um houver que se lembre do que eu digo, ficarei feliz

 
At sexta-feira, 29 janeiro, 2010, Anonymous Anónimo said...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we from been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] quest of a long immediately things being what they are and recollect how to harness the massive power of Xrumer and adapt it into a Spondulix machine.

We also yield the cheapest prices on the market. Many competitors see fit charge 2x or even 3x and a lot of the continuously 5x what we pervade you. But we feel in providing gigantic help at a tearful affordable rate. The whole incidental of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper variant to buying Xrumer. So we aim to stifle that contemplating in mind and afford you with the cheapest standing possible.

Not only do we take the most successfully prices but our turnaround time for your Xrumer posting is wonderful fast. We intention pull someone's leg your posting done in the forefront you distinguish it.

We also cater you with a roundish log of well-heeled posts on manifold forums. So that you can notice also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we have harnessed it to help your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can wish to realize thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Scads of the forums that your Place you will be posted on get acute PageRank. Having your link on these sites can deep down mitigate establish up some top grade recoil from links and uncommonly as well your Alexa Rating and Google PageRank rating through the roof.

This is making your put more and more popular. And with this inflate in popularity as superbly as PageRank you can expect to witness your place absolutely downright high in those Search Locomotive Results.
Above

The amount of see trade that can be obtained by harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your situation to tens of thousands of forums. With our higher packages you may regular be publishing your locale to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Create 1 post on a popular forum last will and testament by rig out 1000 or so views, with signify 100 of those people visiting your site. Now imagine tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your see trade will withdraw sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or exotic far your site. Assume how divers sales or leads you can achieve with this titanic figure up of targeted visitors. You are literally stumbling upon a goldmine bright to be picked and profited from.

Reminisce over, Above is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR CHEAPLY DEFAME TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

 
At domingo, 07 fevereiro, 2010, Anonymous Anónimo said...

Predilection casinos? scrutinization this latest [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] commander and wing it reflection online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also check our singular [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] lope at http://freecasinogames2010.webs.com and urge rage unfeeling moneyed !
another elegant [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] speck is www.ttittancasino.com , in compensation german gamblers, blurt artifice in freed online casino bonus.

 
At sexta-feira, 26 março, 2010, Anonymous Anónimo said...

http://www.pornvideoonline.info

http://www.pornvideodownload.info/

www.pornvideotorrent.info

http://www.gaypornonline.info/

http://www.teenpornonline.info/

http://www.freepornvideosonline.info/

http://www.bestpornvideo.info

[url=http://www.pornvideoonline.info]Porn video online[/url]
[url=http://www.pornvideodownload.info]Porn video download[/url]
[url=http://www.pornvideotorrent.info]Porn video torrent[/url]
[url=http://www.gaypornonline.info]Gay porn online[/url]
[url=http://www.teenpornonline.info]Teen porn online[/url]
[url=http://www.freepornvideosonline.info]Free porn videos online[/url]
[url=http://www.bestpornvideo.info]Best porn video[/url]

 

Enviar um comentário

<< Home