quinta-feira, junho 15, 2006

Família agride professora
Docentes decidem não abrir a escola do Lumiar na segunda-feira. Professora repreendeu aluno por deitar lixo no chão e mais tarde foi espancada por familiares. DREL deu indicações para ninguém falar com comunicação social. (Portugal Diário, 11.06.2006).

Comentário do Presidente da República
"São situações lamentáveis, como é óbvio. É uma demonstração de que é preciso fazer mudanças nas escolas, no sistema de ensino", afirmou, sublinhando que "existem vários relatórios internacionais que demonstram a ineficiência" do sistema educativo em Portugal. Cavaco Silva recordou que, no seu discurso de posse no Parlamento, a 9 de Março, elegeu a qualificação dos recursos humanos como um dos cinco grandes desafios que Portugal enfrenta. (TVNET, 13.06.2006)

Parece-me que das duas uma: ou o Sr. Presidente não estava ao corrente do que se tinha passado e utilizou o "parecer da treta nº 235" ou estava a dar uma clara indicação de que o nosso sistema educativo tem de começar a abranger as famílias, principalmente aquelas que não dão qualquer educação aos filhos, nem a têm. Inclino-me mais para a primeira hipótese. Afinal, em época de contenção de despesas, o que seria deste país se tivessemos de implementar cursos de formação para pais e "qualificar recursos humanos" para lhes dar aulas.

Nota suplementar: leccionar em estabelecimentos prisionais é mais seguro do que em algumas escolas portuguesas.