segunda-feira, junho 12, 2006

O escroto de Colombo

Graças à generosa oferta de uma amiga de longa data, comecei a ler recentemente a "Fortaleza Digital" de Dan Brown.
Publicado em 1998 nos Estados Unidos é um livro de acção e suspense, cujo tema gira em torno de um programa informático que cria códigos invioláveis e da ameaça que este representa caso seja divulgado - isto muito por alto, pois ainda não terminei a leitura do livro. Bom, interessou-me e por isso ainda não o pus de parte como fiz com o Código Da Vinci mas, qual o meu espanto quando em determinada altura da narrativa, é feita a afirmação que na catedral de Sevilha se encontra uma relíquia de Cristovão Colombo - o escroto. O escroto?! Achei estranho. Nunca em tal tinha ouvido falar e, embora não conheça a catedral de Sevilha, pareceu-me improvável e até mesmo ridículo que a Igreja Católica espanhola tivesse como relíquia uma parte das "partes" masculinas do navegador. A ser verdade o escroto teria de ter sido cortado ao cadáver e...enfim, disparate! Mas não é verdade. Será que Dan Brown procurou dar alguma comicidade à narrativa? Reli e não me parece. Aliás a imagem que ele nos dá de Sevilha e da Espanha em geral é muito pouco cómica e nada abonatória: "A fila tinha cerca de dez pessoas, todas elas a empurrar e a gritar. A Espanha não era famosa pelos seus níveis de eficiência e Becker sabia que era bem capaz de ficar ali toda a noite à espera de informações sobre o canadiano." p99
Estou desiludida! Mas em que planeta vive este homem?!


Legenda: Cristovão Colombo, visivelmente chateado com Dan Brown, certifica-se com a mão direita se o escroto ainda lá está.

3 Comments:

At segunda-feira, 12 junho, 2006, Blogger Teresa Durães said...

ahahahhahahah

Andas um ponto! Sempre que aqui entro para te ler, só solto gargalhadas!

(ainda bem que avisas, também não gosto desse senhor que lês, não havia perigo de o ler)

Olha, fecha esse livro e lê Memórias de uma gueixa (se é que ainda não leste. Adorei!

 
At terça-feira, 13 junho, 2006, Blogger Teresa Durães said...

(hum... cá para mim hoje é ressaca...)

 
At quarta-feira, 14 junho, 2006, Blogger Maeve said...

Já li e reli "Memórias de uma gueixa" e muito antes de terem resolvido fazer o filme. Fascinante. Reservo postagem para breve.:)

 

Enviar um comentário

<< Home