sábado, julho 01, 2006

Eu...webdesign...paixão

Quem visita este blogue e se o fez desde o princípio, já deve ter reparado que o "desenho" da página mudou algumas vezes. Agora voltou ao que era no início mas não vai ficar assim pois já estou a ficar com "nervoso miúdinho". Cada um tem a sua pancada e a minha é esta...o Webdesign é uma paixão! Aliás, o Verbo ad verbum foi criado com a dupla intenção da escrita e da imagem de todo o blogue.

A informática entrou tarde na minha vida e não tanto por falta de apetência, mas mais por falta de oportunidade. Há 25 anos atrás, em Portugal, pouco se falava em computadores e muito menos nas escolas onde a vertente técnica se dirigia fundamentalmente para a electricidade ou para a electrónica. No início dos anos 80 começaram a aparecer os computadores pessoais - primeiro o Sinclair e depois o Spectrum- e alguns manuais de Visual Basic (a Teresa que me corrija se estiver errada). Nessa altura onde não estava eu já!Tinha embicado definitivamente para as Ciências Sociais e Humanas...queria ser Arqueóloga. Não fui Arqueóloga, fiquei-me pela História que acabei por dividir com os Audio-Visuais, outra área que estimulava o meu interesse e na qual trabalhei durante 8 anos. Oito anos divididos entre as leituras de José Matoso, George Duby, Paul Veyne, René Rémond e sei lá quantos mais, entremeadas com consolas, micros, misturas de som e imagem, projecção de voz. Nada de especial. Acabei no ensino. Acabei no ensino por vontade - nessa altura achava que o mais importante era a formação das novas gerações; que dar a conhecer o passado era fundamental para compreender o presente e que de alguma forma eu podia contribuir para isso...Parvoeiras! A escola é um campo de batalha e de insegurança profissional. Passei por 10 e de oito saí com um "nó" na alma...ainda não fui capaz de deitar fora as fotografias e registos dos que foram meus alunos. Gostava deles, de todos...alguns já estarão hoje na Universidade, sei lá. Volta e meia calha-me um pela frente. Lembra-se de mim, do meu nome...derreto-me... E quando avança com aquela frase "A stôra ensinava bem" toda eu tremo de satisfação! Carambas, o quanto nos faz bem à auto-estima o reconhecimento.

Bom, estou a fugir à essência deste post, a informática. Vou retomar o rumo (onde é que eu ia?).

Um belo dia, por volta de 2003, é-me pespegado um computador aqui em casa e com ligação à Internet. Eu não queria, pois achava um despesismo inútil. Conversa! Rapidamente de mera utilizadora passei a curiosa que quer saber como funciona, porque é assim, como se faz e "isto é o máximo...eu quero fazer páginas na Net".

A partir de então dediquei-me de corpo e alma ao Webdesign. Estudei afincadamente, fiz cursos, queimei pestanas pela noite dentro a "desvendar" programas, a compreender scripts, a deambular por foruns e a ler tutoriais. Não considero tempo perdido. É uma paixão em que a máxima do "Só sei que nada sei" é constante e em que cada progresso, por mais ínfimo que seja, me deixa num estado de êxtase absoluto.

Encontrei, digamos, mais uma razão de ser. O difícil é conjugar todas as razões de ser que fazem parte da minha vida...mas isso é outra história, que não pretendo debitar aqui. O que quero é que compreendam que, cada vez que vierem aqui (e espero que sejam muito poucos) e virem o layout mudado, compreendam que cada mudança é um post, que cada design é um caminho meu de descoberta e de aperfeiçoamento do meu eu, tal como me entendo.

4 Comments:

At domingo, 02 julho, 2006, Blogger Teresa Durães said...

Vocês as duas são malucas!!!!!!!!!

Completamente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comecei com o famoso Spectrum...(não tive o anterior, falta de $)
10ºano de informática até acabar a faculdade. Assim, há 23 anos em informática.

Estudo História desde 2000 lololol
Trocamos???
ahahahahhahahahah
(isto está tudo baralhado!!)
A minha área é base de dados e análise de informação e processos.

A paixão é literatura, História é para complementar a paixão.

Mas andamos todos às avessas?

Só emendo uma coisa do teu post. Não mudaste "algumas" vezes o layout. Sempre que entro aqui fico à espera de um novo layout...

lololololololol

 
At domingo, 02 julho, 2006, Blogger Art&Tal said...

no link nao tinha um email para fazeres perguntas?

estou a dar voltas ao teu comentario para ver se percebo o que desejas dizer....

lá grande é

 
At domingo, 02 julho, 2006, Blogger isabel mendes ferreira said...

beijo.



obrigada.



mt.

 
At terça-feira, 04 julho, 2006, Blogger isabel mendes ferreira said...

informática???????????


mas que raio estou eu a fazer aqui? e a esta hora?


vou-me.


layout?


devo estar mal...alucinadamente mal...:)


volto amanhã...logo. para ver se não me sinto tão "burra".


espero q esteja a ter um bom sono.

:)

abraço. Maeve.

 

Enviar um comentário

<< Home